Clementtina

Sobre a Clementtina:

A Clementtina Cultura representa a artista Rita Clemente. Criada para realizar e potencializar ações de cunho artístico e cultural, tem sede na cidade de Belo Horizonte (MG). É um espaço delicado e dedicado à invenção que abriga cursos, encontros, palestras, apresentações teatrais, pesquisa de linguagem e projetos inéditos.
O projeto Teatro Para Ver Além, surgido no segundo semestre de 2018, é uma proposta de incursão na linguagem teatral de forma artístico-pedagógica, que visa a aproximação entre a obra e o público. Primeiro, se apresenta ao público o espetáculo teatral. Logo após, em uma conversa próxima, aberta e horizontal, a artista lhes fala sobre o processo de criação e o que há por trás da cena. “Para ver Além” pretende apresentar, de forma artística, o teatro como linguagem e como área de conhecimento, direcionando o olhar do espectador para os aspectos encobertos pela montagem, mas que, se visto por outro prisma, podem ampliar a fruição da obra, bem como a capacidade de apreciação do participante.
Na primeira temporada do projeto foi apresentado o espetáculo AMANDA, solo de Rita Clemente, com texto do carioca Jô Bilac, que nos conta a história de uma mulher que perde progressivamente os cinco sentidos e vai, a partir da perda, ressignificando o seu cotidiano e a relação com as pessoas que fazem parte do seu universo. Até março de 2020, pouco antes da pandemia do COVID-19, contabilizamos mais de 60 apresentações.