Processos Criativos

A pesquisa de Rita Clemente está embasada pelo seu processo de criação que, além de envolver teatro e música, abre seu campo de estudo para outras áreas tendo, no Teatro, o ponto de convergência. As obras compostas pela artista sugerem estruturas de composição sobrepostas, simultaneidade e repetição. O desenvolvimento dramatúrgico tem se alinhado a um realismo específico onde o real não está referendado pelos pressupostos da escola realista do início do século XX. Para o encaminhamento das montagens, assim como dos cursos, a composição de cenas é o ponto inicial do processo criativo e é a partir delas, das cenas, que os dados técnicos, estéticos e conceituais são desenvolvidos. O objetivo central do curso “Processos Criativos” é de fundamentar na prática a vontade criativa a partir de cada “Projeto de Criação”. Para a pré-inscrição, o candidato deve apresentar uma breve descrição de seu projeto. A partir daí, se o projeto se alinhar às condições do curso, será feita uma proposta de trabalho com opção de horário/dia/valor mensal. Cada Projeto de Criação poderá ser apresentado tanto por um único ator, diretor ou dramaturgo, quanto por um grupo de atores, diretores, dramaturgos, por duplas ou outras configurações desde que estejam inseridos no projeto. Cada Projeto de Criação deverá realizar no mínimo três meses de curso. As propostas são individualizadas, assim como os encontros, dias e horários do encontros. Para mais informações sobre módulos e formatos, clique aqui
Pré-requisitos:
Os proponentes precisam ter pelo menos 2 dias disponíveis durante a semana (tarde ou noite) e devem ser profissionais com experiência mínima em teatro. No caso de alunos em formação, as propostas serão encaminhadas para outro curso.

Espaço de trabalho:
A Clementtina, produtora que representa a artista Rita Clemente, fica na Rua dos Timbiras, n° 2250, Sala 001. Trata-se de um pequeno estúdio onde os processos são ministrados.